Breaking News

Cura está próxima. HIV é removido pela primeira vez do genoma de animais

Imagem ilustrativa. Foto: ISTOÉ
Pesquisadores norte-americanos conseguiram remover pela primeira vez o vírus HIV do genoma de animais (ratos). Essa descoberta pode ter sido mais um passo crucial para a descoberta da cura definitiva da AIDS. Atualmente os remédios para combater a doença não a eliminam, apenas a controlam através da redução da replicação do vírus.

O feito foi publicado recentemente na revista Nature e teve participação de cientistas da Escola de Medicina da Universidade Temple, na Pensilvânia, e do Centro Médico da Universidade de Nebraska.

O segredo para o sucesso foi a combinação de dois tipos de ferramentas. A primeira é conhecida como Laser Art consiste na manipulação de remédios convencionais para proporcionar uma ação mais lenta dentro das células.


Em seguida, os pesquisadores aplicaram outra técnica, batizada de Crispr, que consegue editar os genes das células infectadas com o vírus. No experimento descrito, as células que não haviam sido captadas anteriormente pela Laser Art foram alteradas pela Crispr.

Separadas as tecnicas não tem muito efeito no HIV, mas quando combinadas os cientistas foram capazes de retiras o vírus em 29 dos 30 ratos usados na pesquisa. Como próxima fase os cientistas pretendem realizar os testes em primatas.

Fonte: www.metropoles.com

Nenhum comentário