Breaking News

Google lança nova geração do SMS sem o suporte de operadoras

Imagem de divulgação. Foto: Tecmundo
A Google está lançando o seu Serviço de Comunicação Rica, o RCS Chat, sem o suporte de operadoras de telefonia. A tecnologia considerada como a sucessora do SMS e estará disponível, inicialmente, para França e Reino Unido.

O RCS chega para integrar as diferentes plataformas de SMS que, hoje, são desenvolvidas pelas operadoras de celular em conjunto com as fabricantes.

Isso significa que a princípio, esse novo modelo de protocolo de comunicação será viabilizado sem o intermédio de operadoras. Uma vez que, o perfil universal para suportar RCS é interoperável, qualquer uma das partes (operadoras, fabricantes de celular ou de sistema operacional) pode habilitar o serviço.


A Google tentou a trabalhar em conjunto com operadoras para desenvolver a tecnologia, mas o progresso estava lento e a empresa decidiu atuar sem intermediários.

Na prática, é como se o aplicativo de SMS do seu Android agora tivesse recursos parecidos com o do WhatsApp, como confirmação de leitura, criação de grupos, envio de imagens e compartilhamento de localização.
Foto: Tecmundo

Os aparelhos nas regiões habilitadas para o RCS exibirão uma notificação pedindo por atualização quando o usuário abrir o aplicativo de mensagem. Caso uma pessoa que usa o RCS estiver falando com outra sem permissão para este protocolo, automaticamente as mensagens serão enviadas via SMS.

Mas nem tudo são flores. Sim, o RCS tem a proposta de trazer recursos do WhatsApp para o app nativo de mensagens do Android, contudo o mesmo não possui a criptografia de ponta a ponta como no rival pertencente ao Facebook, deixando seus usuários vulneráveis. Como se não fosse o bastante, o serviço da Google não tem banco de dados e não apresenta sincronização entre dispositivos.

Sanaz Ahari, diretor de gerenciamento de produtos para mensagens do Android, afirmou ao The Verge que a equipe está trabalhando para resolver esses problemas.

No Brasil

A Oi foi a primeira operadora a adotar o novo padrão. De acordo com a empresa 20% dos seus clientes já possuem celulares compatíveis com o RCS, porem para usar o RCS é necessário instalar o pp Mensagens para Android.

Vivo e Claro também devem ser as próximas a implementar a tecnologia, mas a TIM não se manifestou se adotará ou não o RCS. A adoção global do serviço, seja por operadoras e sistemas operacionais, é importante para que ele funcione em qualquer plataforma e, só assim, se equipare aos concorrentes.

           olhardigital.com.br
           tecnoblog.net

Nenhum comentário