Novo golpe no WhatsApp promete falso recurso de retrospectiva - Views

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

21 de dez de 2018

Novo golpe no WhatsApp promete falso recurso de retrospectiva

Um novo golpe no WhatsApp promete uma "Retrospectiva 2018" com "fotos antigas, status e conversas" trocadas com amigos durante este ano. Detectado pelo Psafe e pela Kasperky Lab o link enviado pelo mensageiro leva o usuário do aplicativo para páginas de propaganda ou roubo de dados. Mais de 339 mil vítimas foram feitas em apenas 16 horas. Até o momento, a campanha só foi vista no Brasil.
Na mensagem criada pelos criminosos, existe a promessa de rever as “fotos antigas, status e conversas” trocadas com amigos do WhatsApp em 2018. “Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano”, explica Emilio Simoni, que é diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe.

Ao clicar no link que recebeu o usuário é enviado para a seguinte pagina:
Ao compartilhar a mensagem com seus contatos, o usuário é imediatamente mandado para um site malicioso que o informa de problemas no aparelho. Esta pagina oferece a opção de baixar como solução para o seu problema o  “App de Segurança WhatsApp” hospedado na loja oficial do Android, a Play Store. O mesmo desenvolvedor também publicou um app falso com a marca Vivo, que promete internet grátis.
“Golpistas já se deram conta que golpes disseminados via WhatsApp têm um alcance gigantesco, pois em pouco tempo chega até milhões de usuários. Mesmo as limitações mais recentes adotadas pelo WhatsApp não são capazes de bloquear a disseminação orgânica dessas mensagens falsas. Tal capilaridade já está sendo usada para propagar apps maliciosos desenvolvidos no Brasil para infectar smartphones Android e com a finalidade de roubar dados financeiros”, revela o analista sênior, Fabio Assolini, da Kaspersky Lab no brasil.

Fonte: idgnow.com.br
             www.tnh1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad