Vírus da Zika pode dar origem a tratamento para tumores de cérebro - Views

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

8 de set de 2018

Vírus da Zika pode dar origem a tratamento para tumores de cérebro

Em 2015, o vírus da zika, originário da África causou pânico entre mulheres grávidas, principalmente do Nordeste, por causa de sua capacidade de causar microcefalia - doença em que o cérebro e a cabeça da criança são menores do que o esperado para a idade - em fetos.

Agora, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que ele pode ser um aliado, com a perspectiva de se tornar um medicamento ou tratamento para alguns tipos de câncer do cérebro. Experimentos realizados com camundongos em 2017, mas só divulgados recentemente num artigo científico publicado na revista Cancer Research, da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, tiveram resultados muito promissores.
Segundo Mayana Zatz, geneticista e diretora do Centro de Pesquisas em Genoma e Células-tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências da USP, e uma das autoras da pesquisa; em um terço dos animais diagnosticados com algum câncer cerebral a doença desapareceu, incluindo as metástases. O experimento mostrou que o vírus de fato possui mais afinidade com as células do sistema nervoso central, infectando e matando as cancerianas de forma seletiva.
Também chamou a atenção o fato de que mesmo as mães que tiveram filhos infectados não apresentaram sintomas ou os tiveram muito leves.


Mayana revela que a grande esperança do grupo é desenvolver um medicamento ou tratamento para câncer do sistema nervoso central. Para isso são necessários laboratórios especiais para garantir que o vírus seja cultivado sem outros patógenos, o que depende de investidores. "Esperamos poder testemunhar em breve a eficácia do zika no tratamento de tumores cerebrais com segurança em humanos. Se tudo certo, dentro de uns dois ano isso poderá ocorrer"disse Mayana.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad