Cientistas criam dispositivo de invisibilidade funcional - Views

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

5 de jul de 2018

Cientistas criam dispositivo de invisibilidade funcional

Dispositivo de invisibilidade
Um grupo de pesquisadores do Canadá liderados pelo professor José Azaña publicou nesta semana um artigo acadêmico descrevendo o processo de criação de um dispositivo de invisibilidade inventado por eles. O aparelho é capaz de impedir a reflexão da luz e, com isso, esconder um outro objeto de qualquer cor do espectro visível.

A solução encontrada pelo time canadense é baseada no “Efeito Talbot”. As ondas de luz se propaguem através do objeto sem serem refletidas, em vez de forçá-las a contornar algum elemento. Diferente do método usado até então no qual se baseava em alterar a propagação da luz no entorno do objeto que se deseja ocultar, mas por conta da diferença de frequência nas ondas de cada cor, a técnica tinha um problema. "O problema é que as diferentes cores ou frequências do espectro da luz requerem diferentes intervalos de tempo para atravessar o dispositivo de invisibilidade. Como resultado, a distorção temporal criada em torno do dispositivo revela sua presença, arruinando o efeito de invisibilidade", revelou o professor Azaña ao El País.
Como o Efeito Talbot pode ser observado em todo tipo de onda, a pesquisa do time de Azaña pode ser aplicada em outros campos. “Os processos utilizados em nosso estudo são de caráter universal e, portanto, poderiam ser aplicados a ondas de natureza distinta da eletromagnética", explicou o pesquisador. De acordo com os pesquisadores, esse processo poderia sofrer modificações e ser usado para criar novos métodos de isolamento térmico e acústico ou até mesmo para tornar edifícios à prova de terremotos.

Os pesquisadores agora seguem para a segunda fase do projeto, que busca esconder objetos em múltiplas dimensões, já que, esse efeito, por enquanto, só pode ser reproduzido em uma dimensão. Isso significa que se uma pessoa olhar para o objeto camuflado em um angulo diferente, ele percebera a distorção da luz.

Ainda não se sabe quando a invenção entrara a venda, ou seja, sem "capa de invisibilidade"por enquanto.

Fonte: www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad