Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil? - Views

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

12 de jun de 2018

Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil?

Enquanto os Estados Unidos e a Europa comemoram o chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, por aqui, o feriado do romance é celebrado em 12 de junho desde 1948.

O motivo para essa mudança é puramente comercial.

A ideia de estabelecer o dia dos namorados neste dia veio do publicitário João Doria, pai do então ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr, dono da empresa de publicidade Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Clipper para alavancar as vendas em junho que eram sempre baixas.
A solução criada para resolver os problemas, na redução, das vendas em junho foi a criação de outra data o Dia dos Namorados, Doria inventou esta data inspirada no dia das mães cujas vendas tem um substancial aumento. A data escolhida foi dia 12 de junho véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que já era muito famoso naquela época.

"Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
A data começou a "pegar" no Brasil e no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir - posteriormente, a comemoração se tornou nacional.

De onde nasceu o dia de São Valentim?

Para descobrirmos quando foi criado o "Valentine's Day" temos que voltar muito no passado, para o tempo da Roma antiga mais precisamente ao século 3° depois de Cristo.

Naquela época, o imperador de Roma, Claudio 2°, havia decretado que os soldados não poderiam se casar, o motivo, ele achava que os soldados sendo solteiros eram mais eficientes. Entretanto, essa ordem não foi obedecida, um padre que se chamava Valentim realizava os casamentos as escondidas.
Condenado à morte, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro enquanto estava na prisão. Antes de morrer, despediu-se dela com um cartão assinado: "Do seu namorado". Segundo essa história, por um milagre, a menina recuperou a visão. Essa seria a origem do envio de cartões de Dia dos Namorados.

No século 5º, o papa Gelásio declarou 14 de fevereiro Dia de São Valentim. A data é véspera de um festival romano chamado Lupercalia, que celebrava a fertilidade e marcava a proximidade da primavera.

Como seria o rosto de São Valentim?

Através da modelagem 3D, especialistas brasileiros conseguiram recriar o rosto do Padre após estudos do seu crânio feito pelo antropólogo forense, Dr. Marcos Paulo Salles Machado. De acordo com machado o crânio pertencia a um cidadão romano de aproximadamente 55 anos.

Seus restos foram mapeados digitalmente, com base nas fotos do pesquisador e escritor religioso José Luis Lira, seu rosto reconstruído por um dos principais designers gráficos do país, Cícero Moraes, usando tecnologia interativa 3D.

Os pesquisadores afirmam ter produzido a primeira semelhança autêntica do padre romano morto há 1700 anos.
Etapas da reconstrução do rosto
Fonte: www.bbc.com
             www1.folha.uol.com.br
            www.dailymail.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad