Chip poderá reverter cegueira e surdez - Views

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

7 de mar de 2018

Chip poderá reverter cegueira e surdez

Cientistas da universidade de Rice, nos Estados unidos, estão desenvolvendo um microchip para analise cerebral em um nível que possibilite a percepção estímulos sensoriais. Peça chave para poder controlá-los.

Os pesquisadores estão desenvolvendo-o em parceria com a agência de defesa DARPA e como parte de um programa de design e engenharia que vista criar um sistema de implantes funcional que permita a comunicação entre o cérebro e o mundo digital.
"Uma interface assim poderia converter sinais eletroquímicos utilizados pelos neurônios do cérebro em zeros e uns que constituem a linguagem da tecnologia, isso tudo numa escala bem mair do que é possível atualmente" explicou a DARPA.
Chamado de FlatScope, o microchip é implantado entre o crânio e o córtex cerebral. Os cientistas estão focando primeiramente na visão.

A ideia é fazer com que uma proteína modifique neurônios e os faça ficarem luminosos quando ativados. A interface óptica do microchip iria identifica-los e os estimular. Ames Robson, um dos integrantes da equipe do Departamento de Engenharia Elétrica e de Informática responsável pelo projeto, fez a seguinte declaração à imprensa: "Estamos adotando uma abordagem totalmente ótica em que o microchip pode ser capaz de visualizar um milhão de neurônios".

"A inspiração vem dos avanços na fabricação de semicondutores", declarou, Jacob Robinson, um dos membros da equipe. "Nós somos capazes de criar processadores extremamente densos com bilhões de elementos em um chip que cabe no telefone em seu bolso. Então por que não aplicar esses avanços em interfaces neurais?"

A equipe até está trabalhando em conjunto com especialistas em bioluminescência para bolar uma maneira de fazer os neurônios liberem mais fótons quando ativos, possibilitando melhor visualização dos processos internos do cérebro.

A equipe conseguiu o financiamento da sua pesquisa pelos próximos quatro anos, mais de US$ 65 milhões. Ainda não há uma previsão de quando o aparelho poderá ser usado pelo publico.


Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br
           www.vix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad